Pegue este efeito no Site Tony Gifs Javas

sexta-feira, 22 de março de 2013

EDUCAÇÃO INFANTIL - como avaliar Ciências, Historia e Geografia

EDUCAÇÃO INFANTIL - como avaliar Ciências, Historia e Geografia


O objetivo principal da avaliação na pré-escola é obter informações sobre o desenvolvimento dos alunos e verificar a necessidade de alterações nas estratégias adotadas em sala de aula. Ao contrario do que se imagina, não se trata de avaliar o aluno, e sim o ensino, o que inclui aluno, professor, escola e família, entre vários fatores que interferem no desenvolvimento da criança.
A avaliação de fato, deve responder à pergunta: O aluno está se desenvolvendo conforme o esperado? Mas também deve responder a outras: O professor está atuando adequadamente? As estratégias adotadas são satisfatórias? A escola é um ambiente agradável e estimulantes? A família está participando do processo, incentivando o aluno e criando condições favoráveis ao seu desenvolvimento?
Acreditamos que na pré-escola a avaliação em Ciências, Historia e Geografia deva ser realizada de forma contínua, e não por meio de uma atividade especialmente planejada com essa finalidade.
É importante observar se os alunos:
*adquirem desenvoltura crescente quanto aos procedimentos de observação, comparação, explicação, descrição e registro.
*demonstram ética, cooperação, respeito e solidariedade em situações de convivência
*tem curiosidade em descobrir e conhecer fatos da dimensão social e natural do mundo
*constroem hipóteses para explicar o que desconhecem e compartilham suas ideias com os colegas
*percebem que há relação entre os seres vivos e as condições externas a ele
*reconhecem a diversidade cultural e social do Brasil
*Alguns indicadores da avaliação em Ciências, Historia e Geografia:

.realiza com desenvoltura atividades que requerem observação dirigida (com objetivos especificados) e observação para apreciação
.utiliza diferentes formas de expressão para comunidar suas ideias e sentimentos
.utiliza e interpreta registros como desenhos, fotografia e textos orais
.utiliza o corpo como elemento de comunicação
.estabelece algumas relações entre o meio ambiente e os seres vivos que nele habitam
.reflete e opina sobre situações apresentadas e o faz com criatividade
.demonstra interesse em procurar respostas para as suas duvidas, buscando informações em diversas fontes
.contrói conceitos a partir de experiências concretas
.demonstra iniciativa, autoconfiança e independencia em suas atitudades
.firma sua identidade em relação aos colegas expondo preferencias e opiniões
.ouve e respeita a opinião dos colegas e do professor
.compreende a dinâmica social em sua estrutura básica (familia, escola, trabalho)
.compreende a existência de normas, valores e convenções sociais
.reconhece a existência de desigualdades sociais
.reconhece e valoriza a existência de trabalhos tanto intelectuais quanto manuais
.compreende os princípios elementares de higiene, alimentação, lazer e cuidados com a saúde
.reconhece a diversidade cultural do Brasil
.reconhece a heterogeneidade das formações familiares
.identifica a ação humana na alteração dos espaços geográficos
.a partir de atividades planejadas, elabora hipoteses intuitivas sobre menos da natureza
.distingue alguns elementos da paisagem física da Terra
.valoriza o cuidado do ambiente para a qualidade de vida humana
.reconhece e valoriza a variedade de seres vivos no planeta, compreendendo algumas inter-relações entre eles.
Com base nesses indicadores, o professor pode construir uma ficha, usando:
S- desempenho satisfatorio
R - para desempenho regular
I - para um desempenho insatisfatorio

Nenhum comentário:

Postar um comentário