PRIMEIRO ANO - Como planejar a rotina
O ambiente em que os pequenos vão estudar e brincar e as atividades propostas devem lembrar os momentos proporcionados pela Educação Infantil!
Não se pode esquecer em momento algum que o primeiro ano não é a antiga primeira série!
Por
mais que as crianças agora frequentem um ensino obrigatório, que
anteriormente não o era, pois a obrigatoriedade começava aos sete anos,
as etapas do desenvolvimento cognitivo da criança não foram alteradas e
nunca o serão.
Desta
forma, a professora do primeiro ano deve estar preparada para uma
rotina diferenciada, com muita atividade lúdica, de forma mais prática
do que escrita, visto que a concentração das crianças nesta faixa etária
ainda é reduzida e muitas crianças ainda apresentarão dificuldade na
abstração de conceitos.
As
metas finais ao ensino no primeiro ano mais se assemelham ao que era
anteriormente pedido à professora da Pré-escola: conhecimento do
alfabeto, escrita e reconhecimento do nome,reconhecimento das letras do
seu nome,conhecimento de numerais até 10 e outros conhecimentos nas
áreas sociais porém, o respeito ao desenvolvimento individual está
presente também na avaliação realizada pela professora e o aluno tem até
o final do terceiro ano (8 anos) para estar alfabetizado.
A
mudança não foi para adiantar o currículo e sim proporcionar um ano a
mais para que as crianças consigam então ao final dos 8 anos, estarem
alfabetizadas, o que não vinha ocorrendo até então.
Nenhum comentário:
Postar um comentário